segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Coitadinho do crocodilo

Aquele momento em que o feicebuque te recomenda um artigo de um casal de turistas, que ficaram muito insatisfeitos com Lisboa.
E, claro, tu vais ler.
Quais as queixas do casalito, que escolheu o mês de Agosto (inteiro) para veranear por cá, e se foi alojar num airbnb no Bairro Alto?
- Demasiados turistas, a cidade cheia de turistas, o horror;
- Não há mercearias e supermercados no centro de Lisboa, só tinham um minipreço a dez (longos, extenuantes, intensos) minutos a pé, que estava sempre cheio de turistas, e para comprarem desodorizantes e cremes tiveram de ir ao colombo*;
- A comida não era tão barata nem tão boa como esperavam, principalmente nos restaurantes*;
- As pessoas** não eram tão simpáticas como no Porto, onde já estiveram;
- Muitos traficantes na Baixa;
- O prédio onde estavam, todo ele airbnbizado, era velho, os outros hóspedes muito barulhentos, e ouvia-se os passos no andar de cima*.

Por onde começar, não é?
Pois. Nem me dou ao trabalho.
[que faria, que diriam se vivessem cá e tivessem de vos aturar]

*tansus turistus, ou, "a sério, se nem se deram ao trabalho de investigar, tipo, na net, onde ir e onde ficar, bem merecem cair em todas as tourist traps que vos apareçam pela frente"
**em Agosto? quais pessoas?

18 comentários:

  1. «O prédio onde estavam, todo ele airbnbizado, era velho, os outros hóspedes muito barulhentos, e ouvia-se os passos no andar de cima*.»
    AHAHAHAHAHAHAHAH

    pois é, é chato.

    muito interessante, esse relato. leio alguns blogs estrangeiros e as opiniões sobre Lisboa são muito positivas (mesmo referindo os mesmos sítios -elevador de Santa Justa, pastéis de Belém, Alfama- onde há muita fila, muito tempo de espera, muitos outros turistas, etc).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Coitadinhos num é? São eles e os caramelos que volta e meia nos acordam a meio da noite, bêbados que nem cachos, a gritar numa qualquer língua do senhor. Já nem falando das $#& das rodinhas dos trolleys, da maltinha que chega nos voos de madrugada.

      E tu, nem imagino :/

      Eliminar
    2. Lembro-me de uma vez andar a ver hoteis/casas no centro de amsterdão para uns amigos e começar a ler os comentários no booking e ler gente a queixar-se que a casa antiga na zona histórica tinha escadas muito íngremes e estreitas e que não tinha elevador, entre outras pérolas do género... :)

      Eliminar
    3. Pa, essa Malta que fazia os edifícios históricos não tem consideração nenhuma pelo conforto das pessoas. Estes estavam à espera de placa num prédio pombalino, e estão cheios de razão, os antigos podiam ser um bocadinho mais modernos, e ter instalado uns ólivadores e paredes insonorizadas. E ar condicionado. Que cá faz muito calor.

      Eliminar
  2. Por acaso, mas só por acaso que faço, nos últimos 4 anos,uma semana de férias em Lisboa (casa da sogra), e por acaso, este ano reparei que estavam muitas mais pessoas em lx, não o usa, mas muito muito cheio para o mês de Agosto, que não se costuma ver vivalma

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, mas era tudo turistas, não? Estive em Lisboa uma quinzena, pouco saí para locais mais centrais, mas na minha zona era uma babel de turistas :/

      Eliminar
    2. Não, muito trânsito, coisa que não é habitual, e tudo condutores "à lisboeta", por isso não, não eram turistas
      Sim, havia muitos turistas, mas não achei mais do que o habitual em Agosto

      Eliminar
    3. E sim, fico numa zona turística, a um km de Belém e os amigos moram no bairro...

      Eliminar
    4. Condutores à lisboeta :D percebo perfeitamente! Às tantas também sou uma e não sei, mas se fizesse uma lista das cenas que me fazem na estrada e eu era incapaz, ainda ficava a ganhar.

      Mas sim, este ano esteve muito lisboeta em Lisboa no verão, também estranhei. Será ligado ao turismo? Não sei. Mas os turistas no eixo baixa Chiado era atroz. E na Graça, é bairro das colônias, e, e, e... (Choro)

      Eliminar
  3. Sou preconceituosa em relação a quem usa Airnb. Na realidade, sinto uma profunda raiva, já que são paspalhos que apenas ajudam a destruir empregos.

    Depois, têm a mania que Portugal é um mordomo e tem de estar ao seu serviço. Gente mais imbecil.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca usei airbnb, porque prefiro hotel. Parece snob, mas até é muito socialista, o hotel emprega pessoas, compra bens, paga impostos. Põe a economia a mexer. O dono do alojamento airbnb paga imi, e já chega. E, pelo que me tenho apercebido, dá cabo do sossego da vizinhança.

      Eliminar
    2. E não esvazia bairros inteiros. Berlim começou a controlar muito bem o airnb, pois prédios inteiros em zonas históricas eram comprados por investidores estrangeiros com o propósito de serem airbnizados.

      Eliminar
    3. Li que Berlim ia começar a instituir quotas para arrendamento temporário, sim. E fazem muito bem, é um exemplo que já se seguia cá. Já se vendem T1 em Alfama por €150.000!!! E as rendas não param de subir, para níveis incomportáveis para residentes.
      A minha zona, que sempre pensar estar imune, está cada vez pior. Além de ter aberto um novo hostel, já fui fazer uma pesquisa ao airbnb e contei cerca de 20 alojamentos num raio de cerca de 50 metros. Pode?

      Eliminar
  4. Este ano fui ao geres e uma das reviews do sítio onde ficamos dizia que o único problema era a vista da janela. Porque tinha demasiadas arvores a frente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Demasiadas árvores no Gerês = já ganhou. A sério. Já tinha visto uma vez não sei onde um apanhado de queixas tolas de turistas, e uma era que a praia tinha areia, mas pronto, um gajo pensa sempre que é gozo...

      Este ano estive cá a primeira quinzena e notei muita gente, mas pensei que ainda não tinham ido :P

      Eliminar
    2. E em relação ao Airbnb fiquei num há pouco tempo e correu bem. Mas uma pessoa disse me que ficou num em Berlim que era uma m**, fez uma péssima review ao sítio e passado um tempo reparou que tinha sido apagada. Assim também eu.

      Eliminar
    3. A sério? Mas quem gere o site é a empresa, e não os donos das casas, certo? Isso é uma valente aldrabice, caneco.

      Eliminar
  5. (Este ano trabalhei agosto todo e achei que Lisboa não esteve vazia como em outros anos.)

    ResponderEliminar