quarta-feira, 20 de setembro de 2017

E agora, algo absolutamente chocante

A "teoria" (uso o termo com muita reserva, e com aspas, porque uma teoria é algo que se funda em factos científicos demonstrados, e não numa ideia bizarra qualquer que de repente ocorra a uma qualquer mente menos iluminada) da alimentação alcalina chegou à blogosfera.
Run to the hills, run for your life!
A sério, está aqui uma coitada a achar que já nada a espanta, e tau.

21 comentários:

  1. Atão mas isso não é só beber água de Monchique?!

    :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em Lisboa, bebes água da torneira, ora. Lá alcalina é ela, o meu resguardo de duche não mente :P

      (e agora, não se pode beber sumo de laranja ao piquen'almoço?)

      Eliminar
    2. Por aqui também anda uma destrambelhada a tentar convencer-me a deixar de comprar água Vitalis (porque é um veneno, diz ela) para o escritório e passar a comprar água de Monchique, porque esta é que é boa! E cara com'ó raio!
      Já lhe disse que ela é livre para trazer a sua garrafinha de Monchique paga pelo seu bolso, mas que nós os pacóvios e ignorantes vamos continuar a beber água Vitalis, de borla, porque é ã santa entidade patronal que paga (deumalibre que apresentar a proposta Monchique à diretora financeira, cheira-me que passava a beber aguinha da torneira, que era um mimo!)
      Dulce/Porto

      Eliminar
    3. Oh c'um caraças, então há mesmo essa ideia de que a auguinha de Monchique é melhor? Sem desprimor para as gentes de Monchique, eu até acredito que seja de imeeeensa cólidade, mas auga é auga, o meu sistema aceita tudo.

      Eliminar
  2. Já descobri. Na mercenária do costume.

    Já agora, um excelente blogue e livro:

    angry-chef.com

    E também, embora num tema completamente diferente :D :

    Trabalho igual, salário diferente, da plataforma "ganhem vergonha"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, já estou a seguir!
      Eu não sou chef, mas com estas cenas manientas de alimentação fico também muito angry. Comida é coisa boa, ponto. Se tivermos cuidado com a origem e qualidade, se for ingerida com variedade, é boa. Quais alcalinos, quais paleo.

      Eliminar
    2. O problema é que estás dietas não atacam directamente a comida por engordar, mas para prevenir delírios. Neste Caso, todos sofremos de crónicas inflamações sanguíneas (que cara$/&?) causa dos pela excessiva acidez do sangue.

      Milagrosamente, o limão torna-se alcalino com esta dieta e, embora seja ácido, eles dizem que não, que é alcalino e torna o sangue menos ácido. Só à porrada.

      O que é mais repulsivo na SMS é que ela foi preparando o post, invocando, mais uma vez, os filhos.

      É triste que uma ex-jornalista nem sequer pesquise a trampa que lhe dão para vender. E é patético que proclame acreditar em tal coisa enquanto permite anúncios à Sumol.

      É tudo falso, nem sequer se dá ao trabalho de ser congruente na estupidez. Mas a PN é que era uma puta desonesta.

      Isto dá-me uma raiva!!

      Eliminar
    3. Como ando sempre por fora destes "movimentos" e teorias, só tive conhecimento da taradice da dieta alcalina por sites científicos que sigo no face, a desmascarar a treta. Revirei os olhos e fiquei grata por ainda não ter chegado cá.
      Eis senão quando, hein.

      (já agora, limão alcalino é top, como dizem as supé)

      Promover mesmo um livro de receitas (por muito deliciosas e até saudáveis - com toda a reserva que este termo me merece - que sejam) que seguem este tipo de teoria, e o anuncia à descarada logo na capa, é ser-se tolinho - com todas as letras. Se o fez sem se dar ao trabalho de investigar minimamente primeiro, já passa a estupidez. Se se trata de uma blogger com formação jornalística, acresce a negligência. Junte-se ter imensa visibilidade e impacto, e a coisa passa a ser perigosa.

      Entretanto fui lá, mesmo, e li um comentário de uma blogger - Espiral - a adverti-la para o perigo daquela divulgação acrítica, e ela opta por desconsiderar. Sim senhora. A ignorância, como passo a vida a dizer, é uma opção. E eu tenho um chorrilho de mimos para pessoas que, tendo meios e acesso a informação, optam por não o fazer, e mais ainda se optam por persistir em ser ignorantes após alguém chamar à atenção.

      É triste, e ainda mais quando a pessoa - como me informou pessoa amiga - já tinha embandeirado em arco com um tal Pinto Coelho, arauto do "natural", que até já tem um processo na OM. Muito triste. E outras coisas, mas já esgotei a minha quota de impropérios do mês ;)

      Eliminar
    4. A sério? Porra, é inacreditável.
      (essa do limão alcalino é mesmo, mesmo, mesmo, olha, falta-me o termo)

      Dulce / Porto

      Eliminar
    5. O limão é imensamente alcalino. Aliás, deixa um em cima de uma bancada de mármore e vaizaver.

      Eliminar
    6. O leite é terrível, então nunca oubisteis dizer que azeda? É ácido!

      Eliminar
  3. Obrigada Izzie.

    Pensava sinceramente que ninguém tinha percebido o que quis dizer. A sério, mesmo, obrigada.

    E o modo como "ah e tal só falei de uma receita, sou inocente" ainda me irritou mais, mas ainda argumentei novamente e puff não respondeu mais nada... e os comentários das pessoas foram a ironizar. Faz-me confusão as pessoas não entenderem a importância disto...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espiral, nada que agradecer. Eu vi o post num scroll muito rápido antes de sair para almoçar, e o teu comentário já de tarde. Fiquei parva com as respostas, a dona do espaço a fazer-se de sonsa, e o resto das talifãs a não atingir. Acho que te explicaste muito bem, e concordo completamente.

      Como já disse, a ignorância é uma opção, e ali já se decidiu por esta via.

      Eliminar
    2. E ela tentou afundar o post. Além disso, também tentou fazer de conta que as pessoas estavam a protestar porque o post era sobre receitas dietéticas.

      Ela sempre fez isso: recorrer ao sentimentalismo e à sonsice para disfarçar os erros.

      Daquela vez que fez publicidade ao caldo-verde do Pingo Doce (quando ainda era jornalista), mentiu e disse que nem comia a sopa, para não engordar. Que só tinha achado giro.

      Eliminar
    3. Sim, desviou a conversa, como uma criança que berra "qual é o mal?".
      Quero lá saber: só tenho aquilo no feed porque às vezes lá calha informar alguma coisa gira (já não leio todos os posts, só se o tema me interessar, e faço o mesmo na pipoca. calha que livros de receitas me interessa, que ainda não perdi a esperança de me tornar uma fada do lar, e quando li aquela capa fui ler o post...)

      Eliminar
    4. "Ela sempre fez isso: recorrer ao sentimentalismo e à sonsice para disfarçar os erros."
      Concordo taaaaaaaaaanto!!! A rapariga já enjoa...

      Eliminar
    5. Pois isso se é hábito, não sei, não costumo ler os comentários

      Eliminar
  4. Olha... tau pra eu também.

    O que vale é que eu faço revirar de olhos para essas teorias todas.

    No outro dia comentava que praticamente só comia carnes brancas. Vieram logo perguntar qual a dieta que eu seguia.
    Olha, é a carne vermelha dar me vómitos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. R, é, hoje em dia todo o hábito alimentar tem que ser uma "dieta", ou assentar numa "teoria". Pô, eu não como carne de vaca, ou enchidos porque não digiro; cabrito e borrego pesam-me imenso, por isso só de muito longe. Idem para fritos, e não é porque não goste: até salivo só de pensar em batatinhas fritas. Mas não dá. E tenho pena.

      Tenho cá para mim que saudável é comer de tudo, com moderação e variedade, atenção à forma de cozinhar, e à forma de produção/criação do produto. Se um copo de vinho não faz mal e até faz bem, uma garrafa inteira é estúpido. E nem me façam falar de gordura ou açúcar: hoje em dia diabolizou-se a manteiga mas óleo de coco é à fartazana, e mel sim senhor. É igualinho, pah. Desde que não se exagere, tudo bem, comam lá a porra do bolo com farinha, manteiga e açúcar.

      Eliminar