segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

Post com banda sonora*

*é esta. escuso-me a reproduzir o títalo no títalo do post porque eles andem pedalem aí, e o google e não sei quê, ainda me cai aqui a pandilha, com um not all cyclists, e hoje não me apetece


Sinto-me ofendida. Pior: estou profundamente sentida. Sinto-me sentida, portanto. Magoada, traída, espezinhada.
Eu explico: durante aqueles meses de puro inferno em que duraram as obras nas Avenidas Novas, tempos obscuros que se não levaram a um suicídio em massa em plena hora de ponta, nada levará, eu era daquelas que, em oposição à (passe a redundância) oposição direitolas, defendia com unhas e dentes a construção de ciclovias.
"Ah, ninguém anda de bicicleta em Lisboa, nunca vi", e eu "ó que andam, e havendo condições, mais andarão"; "e agora onde é que a gente estaciona, tiraram-nos o espaço para dar aos ciquelistas!", e eu "estacionam no parque, pagam e não bufam, ou, sendo demasiado sovinas para isso, estacionam na rameira que vos deu à luz, a rua é de todos".
Seguiu-se novo coro de aflitos quando se soube que a Câmara ia gastar numa cena de bicicrétes partilhadas: "Só gastam dinheiro em ilusões, não há ciclistas, nunca os vi!", e isto quando nas Avenidas Novas não faltam oculistas que tratam destes problemas.
Passado mais de um ano, há ciquelistas às paletes, ao fim de semana ainda mais, e as biclas-gira estão sempre numa roda viva. Sucesso, portanto. Yay, pensei eu. Menos um cidadão na estrada ou no metro, que é onde eu me transporto. Sim, sou interesseira.
Até ao dia em que nos vemos ali rés-vés de causar a morte ou sérios ferimentos a um ciquelista. E por culpa dele, o que não me iria acalmar e conciliar o sono.
Já perdi a conta, senhores e senhoras, às vezes em que fiquei com o coração prestes a saltar pela boca. Rodinhas em contra-mão: sim. Ciclos a passar vermelhos: confirmo. Pedalinhos a atravessar a estrada em cima da bicla e dando ao pedal,  às vezes com vermelho para peões: olaré. Se em sítios sem ciclovia já é mau, em locais com essa via + sinais para ciclistas + passadeiras para o mesmo público alvo, é indefensável. Eu sei que o Código não os obriga mas, pá, fazer toda uma artéria a 20 à hora, atrás de uma ciclototó, quando tinha uma cilcovia ali ao lado, e das boas... não. Já apitei a um, o palhaço a lixar o trânsito todo, e a ciclovia, livre, desimpedida, ali a dois metros. O animal ficou muito zangado, e teve oportunidade de mo dizer quando fiquei a par, para o ultrapassar, e lhe disse para ir para a ciclovia, ó palerma, arrancando de seguida e legando-lhe as minhas melhores emissões de combustível fóssil. E depois houve aquele que vinha largado, no passeio, e atravessou pedalando numa passadeira só de peões... eu travei a tempo porque já o tinha debaixo de olho, e não confio no discernimento de ninguém. Levou apitadela, mas ainda me mandou estudar o Código. Sim, à única pessoa em causa que comprovadamente fez o respectivo exame, e passou.
A última foi ontem. Animal devidamente fardado com aquele fato-macaco de lycra, vem na ciclovia, e o meu sinal aberto. Não sei porquê - aliás, sei: não confio no discernimento de ninguém, e os ciquelistas não precisam de um atestado para saber se são daltónicos - mas fiquei com a impressão que não ia parar. Não parou, semáforo de biclas vermelho, vermelhão. Até podia jurá-lo, não se desse o caso de ter olhado, a confirmar: é um sítio que conheço bastante bem, e quando abre o verde para a lateral, está também aberto o vermelho-ciquelista. Graças à minha falta de fé na espécie, ao facto de ir a uns 20/30 à hora, consegui parar, e apitei. Ficou muito zangado, barafustou, e ainda mais se alterou quando lhe fiz o sinal universal de "deves ser ceguinho" (mão aberta a passar em frente aos olhos). Caso lhe batesse fornicava-lhe o fémur, pelo menos. Se ele me batesse, além de ficar todo tortinho ainda me lixava a lateral. Com ou sem razão, eu não me safava de me ser levantado um auto, e aberto um inquérito crime. Inerentes dores de cabeça. Estragos no meu carro? Lá iriam para os danos próprios que eu pago, que esta gente só tem direitos, deveres - carta?; seguro? - nicles.

E é isto. Estou a pensar rever a minha bonomia relativamente ao ciclo-transporte. É que na minha escala de rodo-desastres, estão ali vai não vai de destronar os táxistas; e já ultrapassaram, ó, ao tempo, os peões que atravessam olhando para o telemóvel.
Falta pouco para me plantar em frente a um ministério qualquer, a exigir a terraplanagem das prostitutas das ciclovias, e degredo de todos os praticantes.

6 comentários:

  1. Taliqual, Izzie.
    E a cena de terem prioridade nas rotundas? Expliquem-me outra vez as regras todas, porque qualquer dia atravessa-se-me um carro puxado a bois ou a burros pela direita, e vai-se a ver e a prioridade é do bovino ou do jerico. Mas o que mais me comove é o à vontade com que entram nas tais rotundas, com que passam vermelhos e atravessam cruzamentos. E também com que andam de noite sem reflectores de espécie nenhuma. Faz parte de algum jogo de adivinhação da nossa parte? São imortais, porventura? Ando para perguntar a um, assim o consiga alcançar (era usarem suspensórios...).
    E, enquanto peão, que já estive não sei quantas vezes para ser atropelada por um bicleiro? A velocidade que os maganos atingem!?
    Já estou como diz o povo, "qualquer dia acontece uma desgraça". E depois o senhor legislador é capaz de achar muito má ideia ter aprovado estas alterações ao Código da Estrada, se calhar traduzidas directamente de legislações de países um niquinho mais civilizados. Não sei, digo eu.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Linda, agora obrigaste-me a ir consultar o Código :P Explicando: antigamente, os ciclistas nunca tinham prioridade nas rotundas ou cruzamentos, o que se fez foi equiparar, em termos de prioridade, os velocípedes aos outros veículos. Ou seja: quando entram numa rotunda devem ceder passagem como toda a gente (art.º31º nº1 al. c) CE). Têm é o direito de circular na rotunda sempre pela faixa de fora/direita (art.º14-A nº2); mas, nesse caso, têm o dever de facultar saída aos veículos que circulam de acordo com a regra geral.
      Os velocípedes têm sempre prioridade no atravessamento das faixas de rodagem nas passagens assinaladas, sem embargo de um dever de cautela na aproximação (art.º32º nº3 e 5), e as passagens assinaladas não têm a mesma pintura das de peões (isto já está no regulamento de sinalização de trânsito), algo que os bestuntos não sabem.
      (já agora, os veículos de tracção animal mantêm o dever geral de cedência de passagem a veículos motorizados, excepto na entrada de rotundas e saídas de parques de estacionamento - ou seja, se o carro de bois já circula na rotunda, tem prioridade).

      Como peão ainda não tive o azar, mas já vi muitas tangentes de dar arrepios. Ao menos faziam um exame de código, que evidentemente não o conhecem.

      Eliminar
  2. O que eu me ri com este teu post :D
    Mas estás coberta de razão, revejo-me tanto! Juro. qualquer dia paro o carro e desato às nalgadas aos ciclistas infractores. Tenho é de treinar a pontaria da minha mão direita às nalgas deles, é só o que me falta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mac, quais nalgadas, eu ando a pensar num taco de baseball. Ou uma bazuca. Ou qualquer coisa pesada, para lhes atirar à mona.
      Se eu mato um ciclista, quem me paga a terapia? Pois, é que tenho sentimentos, caramba.

      Eliminar
  3. Conta comigo à porta do ministério e aposto que não estamos sozinhas.

    ResponderEliminar